NO AR
...
com ...
Fazer pedido
Marcar Presença
...
NO AR
...
com ...
...
Mundo
Setembro Amarelo - Agir salva vidas!
ConectOn
há 3 semanas atrás
12 comentários
Saiba mais sobre a campanha do Mês de Prevenção ao Suicídio.

 

O Setembro Amarelo é a campanha que se refere à prevenção ao suicídio, e durante todo o mês ocorre com o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios que são registrados. No Brasil, ela é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina.

 

A campanha ocorre durante todo o ano, mas desde 2003, o dia 10 de setembro se tornou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi determinada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

 

DEPRESSÃO, ÁLCOOL E DROGAS

 

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. A triste realidade registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

 

Em um estudo dos cientistas José Manoel Bertolote e Alexandra Fleischmann publicado há mais de 15 anos no periódico científico "World Psychiatry", da Associação Mundial de Psiquiatria, os pesquisadores analisaram os dados de 15 mil pessoas que se mataram em todo o mundo, entre 1959 e 2001. O maior percentual dos casos estava ligado à depressão, com 35,8%, e em segundo lugar, estavam os transtornos decorrentes do abuso de substâncias lícitas, como o álcool e o cigarro, e também das ilícitas.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma cartilha com recomendações para a prevenção do suicídio. Nela, são apontadas 15 causas frequentes que influenciam na retirada da própria vida, como o uso de álcool e drogas, perda ou luto e outros transtornos mentais, como a esquizofrenia.

 

É PRECISO FALAR SOBRE SUICÍDIO

 

Apesar dos mitos envolvendo o tema, a prevenção ao suicídio avança. Na década de 1980, um estudo nos EUA afirmavam que essas mortes poderiam ocorrer por imitação. E esse trabalho reforçou a ideia de que "não podemos falar sobre o assunto". Mais de 30 anos depois, a Organização Mundial da Saúde vai na direção contrária, dizendo que, sim, precisamos conversar sobre o suicídio.

 

 

No Brasil, este ano, o tema da campanha é "Agir salva vidas". É preciso mostrar que o suicídio não é a melhor saída, estamos aqui para conversar e ajudar no que for preciso, afinal, falar é a melhor solução!

 

ATENTE-SE PARA SALVAR ALGUÉM

 

Os familiares e amigos devem, sobretudo, se dispor a se aproximar de alguém que demonstra estar sofrendo ou que apresenta mudanças acentuadas e bruscas do comportamento. É preciso estar disposto a ouvir e, se não se sentir capaz de lidar com o problema apresentado, ir junto em busca de quem possa fazê-lo mais adequadamente, como um médico, enfermeiro, psicólogo ou até um líder religioso.

 

De acordo com os médicos, o ideal é que a pessoa seja encaminhada a um psiquiatra e seja medicada. E, no mundo ideal, que tenha um acompanhamento de um terapeuta e o apoio da família.

 

Na rede pública, a indicação é procurar os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Por lá, é possível marcar uma consulta com um psiquiatra ou psicólogo. O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em 1962 em São Paulo, faz um apoio emocional e preventivo do suicídio pelo número 188.

 

E lembre-se: você não está sozinho!

 



Todos que comentarem na notícia, receberão o emblema abaixo.

 

 

Descrição: Setembro Amarelo 2021 - Agir salva vidas

Fontes: G1Setembro Amarelo.

SetembroAmarelo
Campanha
78 views
Veja mais
Notícias relacionadas a essa
,Thamiires • há 1 ano atrás
4
14
Mundo
,Thamiires • há 1 ano atrás
4
9
Mundo
DjPretiinho • há 1 ano atrás
0
0
Mundo
12 comentários
Im_walker
há 2 semanas atrás
Que notícia maravilhosa, Felipe! Um assunto tão importante e pouco falado. Super necessário!
Responder
juubs_.
há 2 semanas atrás
Depressão não é frescura, nenhum disturbio psicológico é, e deve se dar mt atenção as pessoas que apresentam esses sintomas.
Responder
marlon0247
há 2 semanas atrás
"Agir salva vidas".
Responder
Lipe2040
há 2 semanas atrás
Assunto importantíssimo, é fundamental falar sobre o assunto, parabéns pela notícia!
Responder
,Thamiires
há 2 semanas atrás
Assuntos importantes precisam de atenção redobrada! Depressão NÃO É FRESCURA!
Responder
bielzam1
há 3 semanas atrás
E tem gente que ainda brinca com isso, parabéns pela notícia/coluna
Responder
SraVampire
há 3 semanas atrás
Adorei o tópico é muito importante falar sobre esse assunto, parabéns !!
Responder
,caaaroool
há 3 semanas atrás
Necessário falar sobre isso
Responder
vitoriaca852
há 3 semanas atrás
Um tópico muito importante para todos.
Responder
will..massa
há 3 semanas atrás
eu gosto do setenbro amarelo
Responder
mceandre
há 3 semanas atrás
Ainda mais nessa pandemia a situação tá bem pior espero que não aconteça muitas tragedias esse mês
Responder
YTIhanatielVlog
há 3 semanas atrás
Muito bem adorei o tópico
Responder
Essa notícia é muito antiga para receber comentários.
É preciso estar logado para fazer um comentário!
Faça seu login
Cadastre-se