10
NO AR
...
com ...
Fazer pedido
Marcar Presença
...
...
NO AR
...
com ...
...
...
Colunas
Thami's Anatomy #5
,Thamiires
há 3 semanas atrás
12 comentários
É um belo dia para aprender anatomia!

Olá Coldzeiros, como vocês estão?! Bom, eu espero que estejam muito bem nessa quarentena. 

Simbora para mais uma edição de Thami's Anatomy

Caso você não me conheça e não conheça as minhas colunas, já falamos sobre o CORAÇÃO, sobre os PULMÕESsobre os RINS e também sobre DIABETES.

Hoje, iremos abordar um tema que tem sido o nosso atual cenário. Sobre esse vírus e essa doença que tem marcado a nossa vida e deixado uma marca no mundo!

Hoje falaremos do Covid-19 ou Corona vírus, como muitos chamam.

 

 

COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos (aqueles que não tem sintomas) e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

 

 

 

Origem

 

 

 

 

 O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito

como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a

se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E

e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

 

DIAGNÓSTICO

 

O diagnóstico da COVID-19 é realizado primeiramente pelo profissional de saúde que deve avaliar a presença de critérios clínicos:

 Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, que pode ou não estar presente na hora da consulta (podendo ser relatada ao profissional de saúde), acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória, o que é chamado de Síndrome Gripal.

 Pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde poderá solicitar exame laboratoriais:

 De biologia molecular (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

  Imunológico (teste rápido) que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas somente após o sétimo dia de início dos sintomas.

O diagnóstico da COVID-19 também pode ser realizado a partir de critérios como: histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica, também observados pelo profissional durante a consulta.

 

 

 

SINTOMAS

 

 

 

 

 Tosse;

  Febre;

 Coriza;

 Dor de garganta;

 Dificuldade para respirar.

 

TRANSMISSÃO


 Toque do aperto de mão;
 Gotículas de saliva;
 Espirro;
 Tosse;
 Catarro;
 Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

 

 

 Caso você precise viajar, avalie a real necessidade. Se for inevitável viajar, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais.

Recomendações:

 Fique em isolamento domiciliar.

 Utilize máscara sempre que for sair.

 Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.

 Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.

 

FONTE

 

 

Oie, obrigada por chegar até aqui, eu sei que todos ja estamos saturados desse vírus, desse assunto e de tudo isso que estamos vivendo, porém, nunca é demais quando se trata de vidas! 

Para a promoção, vamos tratar do assunto mais importante neste momento, PROTEÇÃO!

 Para participar da promoção e receber 10 colds  + um emblema exclusivo, você precisa deixar nos comentários UMA forma de proteção contra o corona

 ~ ThamisAnatomy - Covid-19

 


 

E ai, o que achou da coluna?

Comenta ai e dê uma sugestão para próximos temas!

Covid19
Coluna
Ficaemcasa
37 views
Veja mais
Notícias relacionadas a essa
Tatzzz • há 2 dias atrás
3
7
Colunas
,Thamiires • há 3 semanas atrás
7
12
Colunas
manuela4412 • há 1 mês atrás
2
5
Colunas
12 comentários
.FiguMih
há 3 semanas atrás
Ambientes limpos e arejados, uso constante de álcool em gel e uso obrigatório de máscaras contribuem muito para evitar o contágio do vírus.
Responder
-,Aleex
há 2 semanas atrás
Lavar as mãos, usar máscara, usar álcool em gel!
Responder
Poohtrident
há 3 semanas atrás
Parabéns pela coluna, ficou muito boa!


- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
Responder
juubs_.
há 3 semanas atrás
Usar as máscaras quando sair de casa for necessário.
Responder
mceandre
há 3 semanas atrás
Usar para cobrir a tosse
Responder
Kwhg
há 3 semanas atrás
Simplesmente apaixonado por essa coluna


Evite ao máximo sair de casa, se sair utilize máscara. Evite o contato entre suas mãos e seu rosto. Sempre lave bem as mãos, e se não for possível utilize álcool em gel.
Responder
ConectOn
há 3 semanas atrás
Gostei/gosto muito dessa coluna; Tenha cuidado caso for espirrar ou tossir, principalmente se for do grupo de risco, siga as recomendações que são usar a dobra do cotovelo ou lenços de papel. Use máscara, máscaras salvam vidas.
Responder
Esquentadaa
há 3 semanas atrás
Lavar as mãos usar máscara.
Responder
PanteraNegraaa
há 3 semanas atrás
AMOOO essa coluna! É importante saber mais acerca desse vírus m*ldito
. Quando ao método de proteção, é extremamente essencial manter a higiene. Lavar as mãos, respeitar a quarentena, manter distanciamento social e o álcool em gel tem de estar sempre por perto!
Responder
inalia
há 3 semanas atrás
Essa coluna é incrível demais!! Vou citar uma das melhores formas para quem pode: FIQUE EM CASA! Assim você se poupa de pegar o vírus e poupa quem convive ao seu redor também. Tenho ficado enojada diariamente com o tanto de festas que tem acontecido aqui na minha cidade, quantas pessoas se encontrando e achando que está tudo bem... NÃO ESTÁ! Ficar em casa, se puder, é um ato de amor tanto próprio quanto ao próximo
Responder
IssaMello
há 3 semanas atrás
Lave bem as mãos, fique em casa, tome água, use álcool em gel! O exame do covid É ´PÉSSIMO, e o covid é pior ainda! Se cuide, por você e pelos outros
Responder
Djpretiinho
há 2 semanas atrás
Amei a coluna desta semana, um assunto que está deixando muitas pessoas doentes "mentais" e fisicamente. Para se proteger é bem fácil, manter-se longe de outras pessoas, fazer o uso de máscaras e álcool em gel, e sempre manter as mãos limpas. Se cuidem pessoal!
Responder
Essa notícia é muito antiga para receber comentários.
É preciso estar logado para fazer um comentário!
Faça seu login
Cadastre-se