NO AR
...
com ...
Fazer pedido
Marcar Presença
...
NO AR
...
com ...
...
4437
Curiosidades na Web #213
Emblemas de mceandre
Fechado por Alanzikkaaa
Postado por mceandre
há 2 meses atrás
31 views
Olá, boa madrugada leitores e ouvintes da ColdHabbo, estamos aqui com mais uma Edição do Curiosidades na Web

CARTA DE D. LEOPOLDINA FOI CRUCIAL PARA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Apesar de sua relação conturbada e doentia com Dom Pedro I, Dona Leopoldina nunca foi definida só pelo que acontecia em seus aposentos reais, tampouco foi considerada uma coadjuvante diante de todo o cenário político que acontecia no Brasil daquela época.

Em agosto de 1822, D. Pedro I viajou para São Paulo como príncipe regente para tentar apaziguar o medo de que uma guerra civil separasse a Província de São Paulo do resto do Brasil. Grávida, Leopoldina permaneceu no Rio de Janeiro e foi nomeada pelo esposo como chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil.

A decisão da princesa

Além de o medo da separação de São Paulo, cresceu o temor de que Portugal pudesse chamar D. Pedro I de volta, rebaixando o Brasil mais uma vez ao status de colônia. Diante disso, Leopoldina precisou agir de maneira rápida.

Em 2 de setembro de 1822, após ser aconselhada por José Bonifácio de Andrada e Silva, ela convocou a reunião do Conselho de Ministros e assinou o decreto da independência, finalmente separando o Brasil de Portugal. Contudo, ainda era necessário que seu D. Pedro I sancionasse o decreto.

Para isso, Leopoldina escreveu uma carta ao marido em que expressava toda a sua preocupação ao dizer que o Brasil estava "como um vulcão", implorando para que ele "colhesse o fruto que já estava quase em suas mãos antes que apodrecesse".

A princesa deixou claro que as cortes portuguesas ordenavam a partida dele e o ameaçavam com a humilhação, enquanto o Conselho de Estado orientou-o a ficar, visto que o Brasil o queria como seu monarca. Segundo Leopoldina, se eles fossem para Lisboa, estariam submetidos às mãos das cortes liberais; portanto, ele deveria anunciar a emancipação de uma vez por todas.

Em 7 de setembro de 1822, o documento chegou até D. Pedro I, o qual leu que a independência do país aconteceria com ou sem o apoio dele. Então, às 16h30, às margens do rio Ipiranga, ele declarou: “Independência ou morte!” — e foi graças à princesa Leopoldina.

Fonte: MegaCurioso

Fique sempre acompanhando o Curiosidades na Web de segunda e Quarta aqui na ColdHabbo! :)
ASSINATURA DE mceandre
Twitter Eduardo_Andre1

Minha Home: https://coldhabbo.com.br/home/mceandre

Caso queria Abrir um Ticket Então Clique Aqui

Leia as regras do fórum? Então Clique Aqui

No momento encontro-se NO Habbo

5 comentários
Nathan.alves.
613
há 2 meses atrás
Tenho leve rancinho de umas pessoas dessa época
ASSINATURA DE Nathan.alves.
...e
vitoriaca852
288
há 2 meses atrás
Eu amo histórias dessas épocas.
ASSINATURA DE vitoriaca852
bielzam1
1650
há 2 meses atrás
A minha professora de história contava muita coisa sobre a Leopoldina, é incrível o que ela fazia
ASSINATURA DE bielzam1
mceandre
4437
há 2 meses atrás
bielzam1: A minha professora de história contava muita coisa sobre a Leopoldina, é incrível o que ela fazia
É otimo ouvir o que aconteceu no passado
ASSINATURA DE mceandre
Twitter Eduardo_Andre1

Minha Home: https://coldhabbo.com.br/home/mceandre

Caso queria Abrir um Ticket Então Clique Aqui

Leia as regras do fórum? Então Clique Aqui

No momento encontro-se NO Habbo

ConectOn
2615
há 2 meses atrás
Já sabia sobre isso, no final muitas pessoas tiveram papéis importantes para que a independência acontecesse.
ASSINATURA DE ConectOn
“relativamente tímido”

Twitter: @Conect_Habbo
Discord: Felipee#1948

o/
É preciso estar logado para fazer um comentário!
Faça seu login
Cadastre-se