10
NO AR
...
com ...
Fazer pedido
Marcar Presença
...
NO AR
...
com ...
...
3877
Curiosidades na Web #189
Emblemas de mceandre
Fechado por Im_walker
Postado por mceandre
há 5 meses atrás
57 views
Olá, boa madrugada leitores e ouvintes da ColdHabbo, estamos aqui com mais uma Edição do Curiosidades na Web

ALPES SUÍÇOS ESTÃO 'EM CRESCIMENTO', APONTA ESTUDO

Os alpes suíços estão passando por uma fase de crescimento, ao menos é o que aponta um novo estudo publicado no Earth-Science Reviews. A pesquisa sugere que existem partes na região montanhosa europeia com taxas de ascensão maiores do que os índices de erosão, fazendo com que a altura de certas áreas aumente.

O artigo vai em contraposto a outros dois estudos publicados recentemente que negavam o fato da montanha estar crescendo ou até mesmo encolhendo. Porém, a conclusão alcançada pela equipe de pesquisadores internacionais através da análise de diferentes isótopos da região parece ser mais conclusivo.

Analisando os alpes

Para métodos de pesquisa laboratorial, a equipe de cientistas coletou areia de centenas de rios ao longo dos alpes europeus. Através dessa coleta, eles puderam comparar isótopos diversos para alcançar um resultado. Em especial, o isótopo de berílio-10 (10Be) foi o elemento que mais forneceu informações sobre os índices de erosão na região.

De acordo com os cientistas, o 10Be é formado quando raios cósmicos, ou fragmentos de átomos, correm pela atmosfera da Terra e alcançam sua superfície. No momento em que esses raios atingem uma região como os alpes suíços, eles iniciam uma reação nuclear com o oxigênio e criam um elemento.

Esse isótopo só se acumula nas partes mais altas do planeta, o que significa que os pesquisadores podem utilizá-lo para determinar a idade de uma superfície. Portanto, locais com alta concentração de 10Be são mais antigos e o mesmo vale para o processo reverso.

Crescimento desigual

Segundo os dados obtidos, os alpes suíços não crescem uniformemente. Por exemplo, na região de Valais, no sul da Suíça, a montanha encolhe com taxa de erosão de 7,5 metros a cada milênio. Já na área próxima ao Rio Thur, a erosão é de apenas 1,4 centímetros para cada mil anos.

Por outro lado, o centro dos alpes estão em crescimento graças ao efeito de elevação que ultrapassa as marcas de erosão. Após a análise dos isótopos, os estudiosos afirmaram que a região tem crescido cerca de 80 centímetros por milênio.

O desbalanceamento natural é resultado da topografia e dos declives contidos na região montanhosa. Nas partes mais íngremes dos alpes, a luz solar é menos efetiva e a erosão não ocorre com mesma intensidade.

Fonte: MegaCurioso

Fique sempre acompanhando o Curiosidades na Web de segunda e Quarta aqui na ColdHabbo! :)
ASSINATURA DE mceandre
Twitter Eduardo_Andre1

Minha Home: https://coldhabbo.com.br/home/mceandre

Caso queria Abrir um Ticket Então Clique Aqui

Leia as regras do fórum? Então Clique Aqui

No momento encontro-se NO Habbo

5 comentários
De4n
239
há 5 meses atrás
Não entendo essas coisas, eu era um desastre na escola, agora sou fora dela
ASSINATURA DE De4n
bielzam1
1350
há 5 meses atrás
Não precisaria nem subir um.. Só de se aproximar para tirar uma boa foto eu já estaria me sentindo satisfeito
ASSINATURA DE bielzam1
GrandeDJMarcelo147
3
GrandeDJMarcelo147 não possui emblemas.
há 5 meses atrás
Interessante
ASSINATURA DE GrandeDJMarcelo147
Usuário sem assinatura
mceandre
3877
há 5 meses atrás
bielzam1: Não precisaria nem subir um.. Só de se aproximar para tirar uma boa foto eu já estaria me sentindo satisfeito
Coragem se aproximar pra tirar uma foto nisso
ASSINATURA DE mceandre
Twitter Eduardo_Andre1

Minha Home: https://coldhabbo.com.br/home/mceandre

Caso queria Abrir um Ticket Então Clique Aqui

Leia as regras do fórum? Então Clique Aqui

No momento encontro-se NO Habbo

ConectOn
2415
há 5 meses atrás
Muito legal, não sabia desses fenômenos.
ASSINATURA DE ConectOn
“relativamente tímido”

Twitter: @Conect_Habbo
Discord: Felipee#1948

o/
É preciso estar logado para fazer um comentário!
Faça seu login
Cadastre-se