10
NO AR
...
com ...
Fazer pedido
Marcar Presença
...
...
NO AR
...
com ...
...
...
3225
Curiosidades na Web #123
Emblemas de mceandre
Fechado por max35672
Postado por mceandre
há 8 meses atrás
89 views
Olá bom dia leitores e ouvintes da ColdHabbo estamos aqui com mais uma Edição do Curiosidades na Web


O QUE É IMPEACHMENT E O QUE ACONTECE SE O PRESIDENTE CAIR?


1. O que é o impeachment?


Basicamente, o impeachment se refere ao processo de retirada do mandato de um chefe do Poder Executivo — seja ele do âmbito municipal, estadual ou nacional — julgado pelo Poder Legislativo. No caso atual, quem corre risco de sofrer esse processo é o Presidente da República Jair Bolsonaro.



2. Quando ele acontece?


O impeachment pode ser executado quando se comprovam transgressões, como crimes comuns, violação da Constituição Federal, abuso de poder, desrespeito às leis orçamentárias e de segurança nacional, falta de integridade, mau uso do dinheiro público etc.

Durante o pronunciamento de demissão do ex-Ministro da Justiça Sérgio Moro, o juíz acusou o presidente Bolsonaro de interferir no combate à corrupção, prever mudanças em superintendências estaduais do órgão e pedir acesso a relatórios de investigações confidenciais, e isso poderia ser usado para abrir o processo de impeachment.



3. Quem pode sofrer impeachment?


Qualquer pessoa que exerça atividades públicas e tenha cometido alguma violação de responsabilidade política. Sendo assim, além de presidente, governadores e prefeitos, os ministros também podem sofrer impeachment, e, se algum vice estiver envolvido no processo, ele pode perder o cargo junto.

4. O que acontece com quem sofre o impeachment?


No caso de Bolsonaro, além da perda do cargo, após o processo de impeachment, ele também ficaria impossibilitado de exercer qualquer função pública durante cinco anos e ficaria impedido de se candidatar a qualquer cargo por oito anos a partir da data em que seu mandato for encerrado — e ele ainda poderia ser julgado pela Justiça ordinária no caso de crimes comuns.



5. Como é iniciado o processo?


Vamos supor que estamos querendo nos livrar do Presidente da República. Qualquer pessoa física pode protocolar o pedido de impeachment junto à Procuradoria da Câmara Legislativa, com exceção de prefeitos, governadores, ministros etc., que não podem entrar com o processo.

Desde que Bolsonaro tomou posse, a Câmara dos Deputados já recebeu 17 pedidos diferentes de impeachment, a maior parte deles protocolados nos últimos meses. Apenas um deles foi arquivado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os outros aguardam análise.

Mas a coisa toda não é tão simples como parece, pois primeiro é necessário que as denúncias sejam apuradas através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (a famosa CPI), e o relatório da análise das acusações seja divulgado. Bem, isso tudo se o pedido de impeachment for encaminhado para votação.



6. E o que acontece depois?


A questão sobre a abertura — ou não — de um inquérito com base nas apurações deve ser votada pela Câmara, e, se ela for aprovada por pelo menos dois terços do plenário, então se cria uma Comissão Especial para julgar o presidente.

Essa Comissão tem dez dias para apresentar um novo relatório confirmando ou não as acusações e, se as denúncias forem confirmadas, ocorre uma nova votação na Câmara. Aqui também é necessário que pelo menos dois terços dos parlamentares — ou seja, 342 deputados — sejam favoráveis ao pedido de impeachment, e, se ele for aprovado, o processo é encaminhado ao Senado, onde deve ser julgado em um prazo de até 180 dias.

Durante esse período, o acusado fica afastado do cargo e o Senado é transformado em uma espécie de tribunal presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. Então, os senadores atuam como jurados e ocorre uma nova votação, e o pedido deve receber pelo menos 54 votos de um total de 81 para seguir adiante. Se for decidido que o acusado é culpado, ele simplesmente será vetado de retornar ao cargo.

7. Quem assume o comando da presidência?


O vice-presidente Hamilton Mourão, que segue no cargo até o final do mandato (2022).



8. E se ele também estiver envolvido nas denúncias?


Caso o vice também seja afastado antes da primeira metade do mandato ser concluída, é necessário convocar uma nova eleição, o que aconteceria até o final do ano de 2020. Contudo, se o afastamento acontecer depois da conclusão da primeira metade do mandato (a partir de 2021), então a eleição seria restrita apenas aos membros do Congresso.

E enquanto tudo isso acontece, quem fica no comando do país é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Se ele também for afastado, quem assume é o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (que também anda meio enrolado com a Justiça) e, depois dele, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Porém, é pouquíssimo provável que esses nomes sejam tirados do poder em algum processo.

Fonte: MegaCurioso


Fique sempre acompanhando o Curiosidades na Web de segunda e Quarta aqui na ColdHabbo! :)
ASSINATURA DE mceandre
Twitter Eduardo_Andre1

Minha Home: https://coldhabbo.com.br/home/mceandre

Caso queria Abrir um Ticket Então Clique Aqui

Leia as regras do fórum? Então Clique Aqui

No momento encontro-se NO Habbo

15 comentários
ti422
466
há 8 meses atrás
Citar
O TOMBO DO BOZO TA PROXIMO, AMO?
,Marcospsfd
517
há 8 meses atrás
Citar
Estou ansioso para ver esse impeach rs
ASSINATURA DE ,Marcospsfd

Veterano da Coldhabbo


Leia a Coldetiqueta!

Caso encontre algum erro, queira fazer reclamação ou tirar alguma dúvida, me chame nas redes sociais abaixo ou me chame no Habbo!
Discord: synk#2134
Twitter: @MarcospsfdHB

Equipe de Conteúdo :D

Elevene
1507
há 8 meses atrás
Citar
Eu ia adorar que isso acontecesse e acho que grande parte da população brasileira consciente também iria ficar, será que acontecer em breve?
ASSINATURA DE Elevene


santa claus is coming
Esquentadaa
1024
há 8 meses atrás
Citar
É só uma questão de tempo isso é real
ASSINATURA DE Esquentadaa
guinone
374
há 8 meses atrás
Citar
1. O que é o impeachment?
R: é oque verão nos próximos capítulos do ''governo do bozo''
ASSINATURA DE guinone


Futuro Engenheiro de Software

Segue lá:
Discord: Engui#0877
Twiter: Não Sou Tóxico, valeu
Habbo: guinone
Lol: Guions

De4n
40
há 8 meses atrás
Citar
Eu tô ansioso pra que isso acoteça logo.
ASSINATURA DE De4n
Poohtrident
858
há 8 meses atrás
Citar
KERO! #ImpeachmentDoBolsonaro
ASSINATURA DE Poohtrident
Rafa.Gamee
1158
há 8 meses atrás
Citar
Todo dia esse bolsonaro é tombado, amo!!
ASSINATURA DE Rafa.Gamee
Rafa.Gamee
1158
há 8 meses atrás
Citar
ti422: O TOMBO DO BOZO TA PROXIMO, AMO?


Todo dia ele tem um tombo amiga, vamos ver nas próximas eleições, o tombo será muito maior! AMOOOO!
ASSINATURA DE Rafa.Gamee
ViniciuusHP
161
há 8 meses atrás
Citar
guinone: 1. O que é o impeachment?
R: é oque verão nos próximos capítulos do ''governo do bozo''


Falou tudo kkk
ASSINATURA DE ViniciuusHP

Se a onda não tem futuro, nem rema irmão.



Moderador da ColdHabbo


Leia a ColdEtiqueta: Clique Aqui




Twitter: @falavinihp">@falavinihp


Instagram: @fala_vinicin


Facebook: Vini Ribeiro


Youtube: Clique Aqui e Inscreva-se


Discord: ViniciuusHP#3569




É FLAMENGOUUUUUUUUUUUUU
É preciso estar logado para fazer um comentário!
Faça seu login
Cadastre-se